Performative walk with sound, light and video installations.
Os Passos em Volta – Trafaria é um percurso performativo que intima a imersão nos pormenores dos lugares que atravessa ao convocar o silêncio, a escuta e uma percepção táctil do mundo. Propõe uma leitura coreográfica da caminhada ao longo de uma trajectória fragmentada em pequenos trechos, à qual se justapõem fragmentos de som e vídeo que suscitam uma reconfiguração daqueles lugares e desvelam as suas relações com um espaço e uma temporalidade alargados.
Num momento em que as várias dimensões da vida se parecem subordinar a um regime produtivista, como podemos pensar a temporalidade de delonga que o acto de caminhar convoca? Como experienciamos esta dilatação do presente? Neste tempo marcado pela necessidade do novo e pela obsolescência programada de lugares e objectos, como podemos pensar aquilo que perdura além da sua utilidade funcional? Como pode a atenção às qualidades dos espaços obsoletos confrontar-nos com o que reduz tudo ao seu valor de troca? Fragmento, obsolescência, memória, incerteza, abertura ao futuro, como é que a ruína potencia um olhar renovado do presente?
O resto incompleto de uma parede ou os pedaços quebrados de uma cantaria testemunham a sobrevivência da construção às forças da destruição: o terramoto, o avanço das águas, o assédio da guerra, a ameaça nuclear e a devastação da inovação capitalista. Estes fragmentos persistentes revelam a sua potência de abrigo. Os Passos em Volta – Trafaria é um percurso performativo na arriba da Trafaria em que o presente se ilumina como campo de ruínas. (Joana Braga)